quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Em circulação por Teresina Espetáculo “Conatus - A Essência do Ser” da Cia de Dança Crepúsculo de MG


O espetáculo de dança-teatro “Conatus – a essência do ser”, da Crepúsculo Cia. de Dança (MG) estará em cartaz nos dias 02 e 03 de novembro as 20h no  Teatro do Boi. A obra é inspirada em ideias de Antonin Artaud e no conceito filosófico de “conatus”: o impulso para a vida e a vontade de viver, abordado de diferentes maneiras, por diversos filósofos.
A montagem utiliza um cruzamento de técnicas de dança e teatro. Os intérpretes, também criadores, ora parecem correr, para escapar em direção ao lúdico, semelhantes às linhas de fuga.
A proposta do espetáculo é instigar o público a gerar sentimentos, que vão da alegria à tristeza, da raiva ao medo – e, a partir disso, estimular nele pensamentos e atitudes.
“Conatus – A essência do ser” estreou em 2010, em Belo Horizonte e saiu em turnê por Minas Gerais, Rio de Janeiro, S. José do Rio Preto (SP), Juiz de Fora (MG), Vitória e São Paulo.
O grupo irá ministrar oficina de teatro e oficina de dança nos dias 04 a 12 de novembro as 09h no Teatro do Boi. Inscrições gratuitas.
Público alvo: pessoas com deficiência ou sem deficiência e educadores da área.
Período de Inscrição para oficina: 15 a 31 de outubro
Resultado dos selecionados dia 01/11 no site da Fundação Monsenhor Chaves, blog do Teatro do Boi e blog: http://leidesousa.wordpress.com/
Telefone Teatro do Boi (86) 3215-7829
Conatus – A Essência do ser- Espetáculo de dança inclusivo
De 02 a 03 de novembro   Sábado e Domingo, às 20h
Com a Crepúsculo Cia. de Dança
Local: Teatro do Boi, bairro Matadouro.
Entrada gratuita. Doe alimentos não perecíveis ou briquendos para o natal de famílias carentes.
Oficina de Teatro e Oficina de Dança de 04 a 12 de novembro
Horário: 09h as 12h
Inscrições no Teatro do Boi, Bairro Matadouro, Teresina-PI


Ficha Técnica:
Direção Artística e Coreografia: Luciane Kattaoui
Assistentes de Direção: Cláudio Márcio, João Bosco Veras e José Augusto Vieitas
Interpretes Criadores: Ana Luiza Guimarães, Andresa Neves, Cláudio Márcio, João Bosco Veras, Lu Godoy, Luciane Kattaoui, Mariana Garcia, Newton Alves e Terence Aguiar
Produção Local: Leide Sousa (86) 8849-0127 / 9958-6184
SOBRE O ESPETÁCULO “CONÁTUS – A essência do Ser”
Sinopse:A montagem surge do desejo de nove intérpretes criadores em investigar as razões e desrazões que nos lançam à potência de agir. Utilizando-se de ações cênicas híbridas da dança e do teatro, a Cia instiga uma produção de sentimentos, pensamentos e atitudes sobre os quais os corpos se alegram.
 Correr e escapar em direção a ludicidade (linhas de fuga de Artaud), estender e ampliar a tendência inata do ser por paixões alegres (conatus de Spinoza).

SOBRE A ASSOCIAÇÃO CREPÚSCULO:
A Associação Crepúsculo é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte – MG, considerada uma das referências nacionais no trabalho artístico inclusivo.
A instituição teve origem em 1996, quando iniciou o trabalho artístico com a Crepúsculo Cia. de Dança. A ONG desenvolve atividades artísticas e clínicas, além de consultorias, cursos e palestras, para pessoas com e sem deficiência.
O Centro Clínico oferece à comunidade atendimentos nas especialidades de Acupuntura, Fisioterapia, Massoterapia, Psicologia, Psicopedagogia, Reik e Terapia Ocupacional.
 A Consultoria proporciona a instituições educacionais, de saúde e empresariais, qualificação técnica e metodológica através de apresentações de esquetes artísticas, oficinas, cursos, palestras e acompanhamento sistemático.
A instituição também realiza o projeto Diversidade e Protagonismo, sendo que este prioriza a interdisciplinaridade entre a arte e a saúde.
 O projeto propicia diariamente atendimentos clínicos e atividades artísticas direcionadas às necessidades e desejos de pessoas adultas com deficiência.
O Centro Artístico realiza a produção da Crepúsculo Cia. de Dança e ainda oferece iniciação e formação artística através de oficinas de artes plásticas, capoeira, contação de história, dança, música e teatro.
A Cia é formada por 12 (doze) integrantes, sendo que 08 (oito) bailarinos apresentam deficiências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário