quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festival de Música Instrumental retoma atividades do Teatro do Boi


De 03 a 07 de julho, com atrações locais e nacionais



  O Teatro do Boi é reinaugurado neste mês de junho, e traz diversas atividades especiais do dia 27 ao dia 30. Mas é de 03 a 07 de julho que seu palco recebe grandes atrações, tanto locais como nacionais, que fazem parte do II Festival de Música Instrumental de Teresina (FMIT). Orquestras, grandes solistas locais, Chico Pinheiro, e até mesmo Armandinho, o rei da guitarra baiana, são alguns exemplos dos artistas que passam pelo local.

Além de diversos shows, o local também abrigará o masterclass de guitarra baiana com Armadinho, no sábado, dia 07 de julho, às 16h. A guitarra baiana é um instrumento elétrico, de quatro ou cinco cordas, criado na Bahia. Com suas quatro cordas originais, a guitarra é afinada como o bandolim ou o violino, mas Armandinho, mestre, ídolo e maior virtuoso do instrumento no mundo, sentindo necessidade de obter um som mais grave, adicionou ao instrumento uma quinta corda, afinada em dó. E os piauienses terão a chance de entender melhor esse instrumento tipicamente nordestino no Festival de Música Instrumental de Teresina.
O festival será realizado de 02 a 08 de julho com oficinas e shows que ocorrem, além do Teatro do Boi, também no Palácio da Música, Casa da Cultura e Escola de Música de Teresina. As oficinas são de 03 a 07 de julho nos turnos manhã (8 às 12h) e tarde (14 às 18h). As inscrições para as turmas já estão abertas e devem ser feitas até o dia 28 de junho na sede da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, na Rua Félix Pacheco, N° 1430, Centro/Sul, junto à Coordenação de Música, através do preenchimento de ficha de inscrição disponível no site– www.fcmc.pi.gov.br/regulamentos. A taxa de inscrição para uma das oficinas é de R$ 30 e para duas é de R$ 50.

Mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da FMC, o Teatro do Boi teve sua reforma incluída na primeira etapa do Projeto Lagoas do Norte, o que proporcionou uma grande ampliação que afetará diretamente a população, não somente da zona Norte, mas de toda cidade, especialmente neste período de férias. Localizado na Rua Rui Barbosa, N° 3033, no bairro Matadouro, o espaço antes abrigava o mais antigo matadouro municipal, e hoje se transformou e é um nascedouro da cultura piauiense.
Com a reforma, foi feita a ampliação das instalações, garantindo mais conforto tanto para o público como para os artistas, que terão mais instrumentos técnicos para as suas montagens. Além disso, ganhou mais salas para ensaios, melhoria na Biblioteca Fontes Ibiapina [um espaço anexo ao Teatro], mais salas para oficinas, café bar, uma cabine especial para som e luz, climatização, adaptação para a acessibilidade e muito mais.

Confira as atrações no Teatro do Boi:
03/07, terça-feira
19h - Bumba Meu Boi Estrela d’Alva
20h - Quarteto Bumba Trio
21h - Orquestra Caneleiro
04/07, quarta-feira
19h - Quarteto de Cordas da OST
20h - Luizão Paiva Quinteto
21h - Grupo Cama de Gato
05/07, quinta-feira
19h - Grupo de flauta Doce Sopro Divino
20h - Paulo Dantas & Quarteto
21h - Sérgio Galvão (sax), Altair Martins (trompete) e Gilmar Ferreira (trombone)
06/07, sexta-feira
19h - Banda Monsenhor Chaves
20h - Orquestra de Violões de Teresina
21h - Chico Pinheiro Quarteto
07/07, sábado
16h - Masterclass de guitarra baiana com Armandinho
19h - Banda Sinfônica 16 de Agosto
20h - Marcos Suzano
21h - Armandinho e banda

Fonte: http://www.fcmc.pi.gov.br/noticia/Festival-de-Musica-Instrumental-retoma-atividades-do-Teatro-do-Boi/700/

Nenhum comentário:

Postar um comentário