quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ministério vai chancelar cidades criativas Cidades brasileiras com políticas que valorizam a criatividade serão agraciadas




Brasília – O Ministério da Cultura (MinC) vai conceder um selo para as cidades que instituírem políticas públicas de desenvolvimento a partir de soluções baseadas na criatividade e na cultura local.
O reconhecimento será lançado no segundo semestre deste ano e, durante sua implantação, a secretária da Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, participará de uma série de encontros pelo país sobre cidades criativas.
A proposta do MinC é conceder a chancela às cidades criativas em novembro – quando se comemora, no dia 17, o Dia da Criatividade. A secretária explica que cidades criativas são aquelas que potencializam políticas públicas, tendo a cultura como eixo de desenvolvimento e buscando soluções compartilhadas com a sociedade.
O MinC está construindo a metodologia do reconhecimento das cidades e de um prêmio a organizações não-governamentais (ONGs) e empreendedores criativos.

A secretária explica que as cidades premiadas com o selo receberão apoio do governo federal para que fixem naquele território empreendimentos criativos. Uma das propostas do ministério é a criação dos Agentes de Desenvolvimento, que darão assessoria às cidades criativas. Eles serão os responsáveis por levar o trabalho já desenvolvido nos Criativas Birôs – escritórios de apoio a empreendedores, criados a partir de parceria com os governos estaduais e instalados nas capitais – aos profissionais e empreendedores criativos.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia de Olhar para a Cidadania - Modalidade urbana inclusiva e sustentável


Mobilidade urbana Inclusiva e sustentável: Uma cidade para todos. Vale a pena participar. Estarão em volta da mesma mesa debatendo o assunto:
Edvaldo Marques, presidente da Câmara Municipal de Vereadores da Cidade de Teresina;
Marluce Evaristo, promotora do Ministério Público do Piauí e coordenadora do Centro de Apoio de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos;
Iraneide Viana, Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social;
Antenilton Marques, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina;
Sanderlan Ribeiro presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí
Alzenir Porto, Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito
Helder Jacobina, Secretário Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Será na Faculdade Santo Agostinho, nesta quinta-feira, as 19h. Quem não vai pode assistir ao vivo pelo site: www.ouvircomradio.com.br


Fonte:  Jessé Barbosa

terça-feira, 29 de maio de 2012

Disputa por terras entre Forças Armadas e quilombolas será tema da Cúpula dos Povos da Rio+20


Rio de Janeiro – Para dar visibilidade a violações de direitos de comunidades quilombolas em conflito com as Forças Armadas, o tema será levado à Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil paralelo à Rio+20, em junho. A disputa nasce da ocupação tradicional de áreas de interesse militar na Bahia, no Rio de Janeiro e Maranhão.
De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o impasse é um entrave para emissão de títulos de propriedade para as comunidades Marambaia (RJ) e Rio dos Macacos (BA), que convivem com bases da Marinha, e Alcântara (MA), onde a Aeronáutica tem uma base de lançamento de foguetes.
A dificuldade de conciliar direitos de remanescentes de quilombos com interesses das Forças Armadas paralisa a regularização das terras. De outro lado, as comunidades denunciam que sofrem invasão de domicílio, ameaça a lideranças e outros atos de violência.
Cerca de 800 lideranças vindas de todo o país prometem reforçar, durante o encontro paralelo à Rio+20, as denúncias e cobrar do poder público uma solução para pôr fim a anos de conflitos.
O andamento dos processos depende de acordo no âmbito da Advocacia-Geral da União (AGU). O órgão criou câmaras de conciliação com o Incra e as Forças Armadas para encontrar um consenso, de modo a garantir o título de posse das terras ocupadas pelas comunidades, assegurando espaço suficiente para a sobrevivência cultural e econômica.
De acordo com a coordenadora de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra, Givânia Maria da Silva, "são situações complexas, de sobreposição de interesses, sem solução fácil".


A emissão dos títulos de posse de terras aos quilombolas consta do Artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Conforme o texto, "aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos".


DOCUMENTÁRIO SOBRE O QUILOMBO DO RIO DOS MACACOS-BA
http://www.youtube.com/watch?v=nS1YwKMtT9U

http://www.youtube.com/watch?v=bwUXjUzqU6w&feature=related


FONTE: http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/questao-racial/quilombos-e-quilombolas/14395-disputa-por-terras-entre-forcas-armadas-e-quilombolas-sera-tema-da-cupula-dos-povos-da-rio-20

Espetáculo "Catu Macã" de graça para os teresinenses!


Já estão em Teresina os integrantes do Vidança Companhia de Dança, que vieram do Ceará para fazerem apresentações do espetáculo Catu Macã: Guerra Bonita, durante dois dias no Teatro 4 de Setembro (29 e 30 de maio). Dois horários estarão disponíveis: 16h e 20h. E o melhor: O acesso é gratuito!

O elenco do Vidança iniciou em 2011 uma turnê pelas principais cidades do Nordeste. Depois de passar por Salvador (BA), João Pessoa e Campina Grande (PB), e Natal (RN), ano passado, Catu Macã esteve em São Luís (MA), no final do mês passado, e agora desembarcou em Teresina.

A coreógrafa e diretora do Vidança, Anália Timbó, foi resgatar nas suas lembranças de infância a admiração pelo ritmo, a dança pausada, os brincantes do maracatu com seus rostos pintados de preto tão característicos dos desfiles de carnaval pelas ruas do Centro de Fortaleza. A coreografia estreou em 1999 e, em sua atual fase, vem excursionando pelas principais cidades do Nordeste, através do incentivo da Lei Rouanet.



Assessoria de Imprensa no Piauí:
Marcelo Fontenele -  (86) 9920.6400

Assessoria de Imprensa Nacional:
Luciano Almeida Filho - (85) 8859.4674

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conselho de Cultura de Teresina é empossado

Em solenidade no final da manhã da sexta-feira, 25, foram empossados os novos conselheiros municipais de cultura de Teresina. Entre as suas funções, eles serão responsáveis pela gestão da Lei A. Tito Filho, um projeto de incentivo cultural que já beneficiou vários artistas piauienses.

Foto: portal FMC



CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

I – REPRESENTANTE DO SEGMENTO LITERÁRIO:
Nelson Nery Costa (indicação da Academia Piauiense de Letras).
II – REPRESENTANTE DO SEGMENTO DO TEATRO:
Raimundo Wilson Costa Filho
III- REPRESENTANTE DO SEGMENTO DE DANÇA:
Fernando Jorge Freitas (indicação: Sindicato dos Artistas do Estado do Piauí).
IV- REPRESENTANTE DO SEGMENTO DE MUSICA:
Dalmir Gomes dos Santos
V – REPRESENTANTE SEGMENTO ARTES PLÁSTICAS:
Elda Ribeiro
VI – REPRESENTANTE DO SEGMENTO DO FOLCLORE E ARTESANATO:
Dílson Tavares Lima
VII- REPRESENTANTE DO SEGMENTO DO PATRIMONIO HISTÓRICO-CULTURAL:
Raglan Rodrigues Gondim

VIII - REPRESENTANTE DO SEGMENTO DE CINEMA, FOTOGRAFIA E VÍDEO:
Diego Lima Iglesias Cabral
IX – REPRESENTANTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE TERESINA:
Rosário de Fátima Bezerra Rodrigues

X – REPRESENTANTES DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA MONSENHOR CHAVES:
Washington Luiz da Silva Oliveira Júnior – OSTIGA JR. (indicação: FMC).
Francisco Roberto Freitas. (indicação: FMC).

XI – REPRESENTANTES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA:
Daniel Aracacy Marques da Silva (indicação: FMC).
Vitorino Rodrigues de Sousa Neto

Fonte: http://www.fcmc.pi.gov.br/

quinta-feira, 10 de maio de 2012

4° Edição do Projeto Esforço Cultural


4° Edição do Projeto Esforço Cultural


14° Edição do Projeto Esforço Cultural
Tema: História do Teatro Piauiense
Ministrante: Aci Campelo



Sobre Ací Campelo

Maranhense de nascimento, nascido em 1955. Formado em Educação Artística/ Artes Cênicas e Pós Graduado em História Sociocultural pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Premiado duas vezes em primeiro lugar no Concurso de Dramaturgia Jônatas Batista, da Fundação Cultural do Piauí.
 Dramaturgo, diretor
 e produtor de teatro, Ací Campelo tem curso de Gestão Cultural pela Escola Nacional de Aprendizagem Pública, em Brasília.

Foi Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Piauí; Membro do Conselho Estadual de Cultura; Diretor do Departamento de Arte da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e Diretor do Theatro 04 de Setembro. 

Data: 26 de Maio( sábado)
Local: Casa da Cultura de Teresina
Horas: 16:00 hs

Realização: Puty Teatro Labore
Apoio: Casa da Cultura de Teresina, Escola de Teatro Gomes Campos, Oficina de Teatro Benjamin Santos.
Contatos: 86-94205777

Curso Avançado de Captação e Desenho de Som




 Os cursos do Canne são gratuitos e voltados para profissionais da área do Cinema/Audiovisual, estudantes e professores de Comunicação, Cinema/Audiovisual e Artes de Universidades e professores de Cinema/Audiovisual da educação profissional, jovens e adultos multiplicadores da linguagem audiovisual.

Para se inscrever nos cursos do Canne basta enviar a ficha de inscrição  preenchida para o email: abdpiaui2008@gmail.com . Na ficha de inscrição constam campos de preenchimento obrigatório como carta de intenção e um breve currículo.A seleção é feita por uma comissão interna da ABD/PI e instituições convidadas, a partir da análise da carta de intenção, currículo e perfil dos alunos de acordo com o curso (informações fornecidas na ficha de inscrição).


O Curso de Desenho de Som – AVANÇADO, promovido pela Diretoria de Cultura, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste - Canne, será realizado durante os dias 21 a 25 de maio de 2012 das 14h as 20H na sede da ABD/PI - NPD Fotógrafo José Medeiros.
O curso tem como objetivo o aprimoramento dos profissionais de áudio, priorizando a seleção dos que já fizeram o curso básico. 
O instrutor, Nicolas Hallet, é formado em Cinema e Vídeo pela Academie des Beaux Arts de Bruxelles, na Bélgica e participou do Workshop de Captação de Som ministrada por Jean Michel Ongelet da IAD (Institut des Arts et Diffusion) Bélgica, em 1999. É técnico de som especializado na captação de som direto, reside e trabalha no Brasil desde o ano de 1998, tendo atuado em vários filmes nacionais, tanto curtas como longas metragens. Ministra desde 1999 cursos de captação de som no Brasil.
O curso tem como público alvo profissionais de áudio, que já tenham alguma experiência em desenho de som.